DROPBOX

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Desafio: Gerar cobertura massiva de imprensa com um orçamento limitado.

 

Dropbox é uma empresa de tecnologia baseada em São Francisco e que oferece serviços de armazenamento de dados por nuvem. Em 2013, a empresa queria lançar a versão em português do seu serviço, gerando ampla cobertura de imprensa para garantir a expansão do produto na America Latina.

Esse lançamento tinha duas limitações importantes: a história tinha apelo de mídia limitado e o orçamento da Dropbox para aquele evento de relações públicas era limitado.

Estratégia: Direcionar os esforços em parcerias e ações direcionadas de relações com a mídia.

A Press/ Latina PR criou um plano feito sob medida para o cliente, a partir de informações colhidas com as áreas de comunicação, vendas, engenharia e relações com clientes da Dropbox. A estratégia envolvia ações como parcerias corporativas, eventos com terceiros, participações em eventos e endossos.

As mensagens-chave se focaram em dados e análises sobre o crescimento da venda de tablets e smartphones no Brasil, dados que tinham motivado a Dropbox a investir no país. A agência desenvolveu um amplo material de suporte para os porta-vozes: perguntas & respostas, perfil completo de cada jornalista envolvido na campanha, e tradução e síntese do inglês para o português das principais matérias publicadas recentemente na imprensa brasileira sobre os segmentos de tecnologia e mercado diretamente ligados ao negócio da Dropbox.

Uma coletiva de imprensa foi organizada no Hotel Unique, em São Paulo, criando um cenário com mobiliário e objetos de design de artistas plásticos e designers de vanguarda brasileiros para estabelecer um vínculo entre a imagem da Dropbox e as inovações brasileiras na estética, música e gastronomia.

A Press/ Latina PR identificou a Samsung como parceiro estratégico e coordenou um encontro entre a Dropbox e a empresa coreana produtora líder de eletrônicos no Brasil. Outra parceria estratégica aconteceu com o Departamento de Ciências da Computação da Universidade de São Paulo, quando os engenheiros puderam falar sobre a empresa como um todo. A agência organizou também uma visita a O2 filmes e com o diretor de cinema e comerciais Fernando Meireles, um dos grandes clientes da Dropbox no Brasil. A série de visitas e participações em eventos foi sugerida como uma pauta exclusiva para a revista InfoExame.

Além da coletiva, foram organizadas seis entrevistas individuais com porta-vozes diferentes e sobre variados e exclusivos temas. O fundador e CEO da Dropbox, que não veio ao Brasil, concedeu uma entrevista por telefone à revista Exame.

Resultado: Cobertura de mídia ampla em múltiplos veículos e aumento significativo no número de downloads do produto

A campanha de duas semanas gerou 121 publicações na mídia imprensa e eletrônica não apenas no Brasil, mas em outros países de língua portuguesa, usuários do produto, como Portugal e Angola, ambos não previstos no escopo original desse projeto. A InfoExame deu uma material de seis páginas com o título: Um dia fora da caixa.

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